Tal como o próprio título sugere, correspondência direta é uma tática publicitária direcionada a um grupo específico de potenciais clientes. Normalmente, essa estratégia inclui uma mensagem persuasiva acompanhada de uma oferta especial ou desconto, com o intuito de atrair a perspectiva de efetuar uma compra ou solicitar mais informações. Embora às vezes seja rotulada como “spam”, a correspondência direta apresenta várias vantagens para o comerciante.
Marketing Segmentado
A correspondência direta possibilita alcançar mercados específicos. Se desejar direcionar sua campanha a uma área geográfica particular, é viável segmentar sua lista de destinatários por CEP, cidade ou município. Usando recursos como Salesgenie.com, também é possível identificar listas com base em características demográficas, como idade, renda, ocupação ou sexo.
Facilidade de Resposta
A correspondência direta simplifica a resposta por parte dos clientes em potencial. É viável incluir um cartão de resposta onde os prospects podem preencher suas informações de contato e indicar o melhor horário para serem contatados, bastando então enviá-lo pelo correio. Para assegurar a confidencialidade, é possível fornecer um envelope com porte-pago, o que também permite que as pessoas incluam um pagamento, se necessário.
Privacidade no Marketing
Com a correspondência direta, é menos provável que os concorrentes descubram sua estratégia de marketing. Ao contrário de anúncios de televisão, rádio ou jornal, que são facilmente acessíveis a todos, a única maneira dos concorrentes descobrirem o que você está fazendo é se tiverem acesso à sua correspondência. Isso pode proporcionar uma vantagem competitiva, especialmente se sua carta se mostrar eficaz.
Avaliação da Eficiência
Ao incluir um número ou código em seu cartão de resposta, a correspondência direta permite testar diferentes abordagens para determinar qual é a mais produtiva. Ao contrário de algumas outras formas de publicidade, você saberá exatamente de onde vêm seus clientes com base nos cartões de resposta que recebem de volta. Como resultado, você saberá quais abordagens continuar usando e quais descartar, aumentando a eficácia geral de sua publicidade.
Contato Personalizado
Uma carta direta bem redigida pode fazer com que o leitor sinta que a carta foi especialmente redigida para ele. Isso se diferencia de outras formas de publicidade que têm um apelo mais genérico. Um toque personalizado pode criar um sentimento de confiança no leitor, contribuindo para a construção de um relacionamento que pode levar a uma compra.