Como coletar mercadorias em centros de distribuição

É imprescindível coordenar com as empresas de transporte os dias ideais, os horários mais adequados e os locais apropriados para a retirada de mercadorias a serem despachadas por uma loja online. Quando se inicia uma operação de comércio eletrônico ou ocorrem mudanças de transportadora ou de instalações dos centros de distribuição (CDs), surge a seguinte indagação: “e agora, como devo proceder para que os pedidos sejam retirados?”. Este post busca auxiliá-lo a responder essa questão fundamental sobre coleta de mercadorias no e-commerce.

É crucial ser preciso durante esse procedimento, pois é o primeiro passo para que a loja online cumpra os prazos prometidos aos clientes e leve a sua política de fretes a sério. Por conseguinte, antes de estabelecer as condições de retirada de mercadorias nos CDs, as lojas virtuais devem avaliar três variáveis: os horários disponíveis para a entrega dos produtos; a demanda de vendas e o relacionamento com cada empresa de transporte.

Para aprofundar o entendimento sobre como os pedidos são coletados pelas empresas de transporte, vejamos quais são os formatos mais usuais de coletas no comércio eletrônico:

Coleta programada

Quando a demanda é constante, é aconselhável que os gerentes de lojas online agendem com as empresas de transporte um horário fixo diário para a retirada de mercadorias em seus CDs. Nesse cenário, um funcionário deve estar sempre preparado para receber as transportadoras e, da mesma forma, acompanhar a retirada. Posteriormente, é recomendável elaborar um relatório – contendo informações sobre os produtos despachados, o horário e a empresa responsável, por exemplo. Nesse contexto, a assistência de uma solução tecnológica pode ser vantajosa, agregando inteligência ao seu empreendimento.

Coleta sob demanda

Já em situações de comércios eletrônicos que não apresentam um fluxo de vendas tão uniforme, é comum que a retirada de mercadorias seja agendada conforme a acumulação de itens vendidos. Por exemplo: em uma semana, a loja ABC comercializou 50 itens e, agora, completou um caminhão, podendo então receber a empresa de transporte em seu CD para dar continuidade ao frete. Para esse tipo de situação, os proprietários de lojas costumam entrar em contato com as empresas de transporte e acertar um dia e horário que seja conveniente para ambas as partes.

Coleta com responsabilidade do próprio e-commerce

Alguns gerentes de comércio eletrônico preferem levar pessoalmente os produtos vendidos em sua loja até a empresa de transporte. Geralmente, são lojas pequenas, com movimento de vendas pouco expressivo e que, muitas vezes, ainda não possuem CDs. Nesse caso, as empresas de transporte utilizadas pelos comerciantes costumam ser os próprios Correios ou serviços de entrega que disponibilizam postos de retirada próximos à localização da loja virtual.

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