A aguardada sexta-feira de promoções, popularmente conhecida como Black Friday, está se aproximando, despertando grande expectativa entre os consumidores brasileiros ávidos por ofertas e descontos em produtos e serviços desejados ao longo do ano. No dia 27 de novembro, tanto lojas físicas quanto virtuais divulgam seus produtos e serviços com atrativos descontos (pelo menos teoricamente).
Devido ao contexto atual, as compras online têm experimentado um crescimento exponencial. Por isso, espera-se que as principais varejistas online realizem uma significativa queima de estoque, oferecendo descontos atrativos.
Contudo, nem tudo é o que parece, ou o que deveria ser. Muitas vezes, lojas renomadas aplicam golpes nos consumidores, alegando oferecer descontos de 20%, mas na realidade mantêm os preços praticamente inalterados.
Sugestões para evitar armadilhas
Uma das principais recomendações é anotar o modelo do produto (geralmente uma combinação de letras e números) e pesquisar diretamente no Google Shopping. Isso permite ter uma noção clara se o preço anunciado realmente representa um desconto em comparação com outras lojas.
Além disso, é importante ficar atento ao parcelamento, pois o preço divulgado muitas vezes refere-se ao pagamento à vista. Ao optar pelo parcelamento, é comum que haja uma taxa de juros que encarece o produto.
O custo do frete também deve ser analisado cuidadosamente, pois diferentes transportadoras e modalidades de envio podem impactar significativamente o preço final do produto.
Evite também cair em armadilhas de lojas desconhecidas que oferecem produtos a preços muito baixos, especialmente durante esse período do ano, quando surgem muitas lojas fraudulentas que visam apenas enganar os consumidores, não entregando os produtos após o pagamento.
Como aproveitar as ofertas da Black Friday
Organize uma lista dos produtos desejados para não se distrair com ofertas tentadoras e manter o foco.
Realize uma pesquisa minuciosa nas principais lojas de varejo, anotando datas e preços encontrados. É importante diversificar as lojas, pois muitas são de propriedade dos mesmos donos.
Após encontrar uma oferta atrativa levando em consideração preço, condições de pagamento e frete, avalie a confiabilidade da loja online. Verifique a reputação do site, avaliações de outros compradores e busque informações em redes sociais e em sites de reclamação.
Por fim, ao efetuar a compra, recomendamos utilizar um cartão de crédito virtual para garantir ainda mais segurança na transação.
Investimento de Tempo para Economizar Dinheiro
Embora pareça demandar tempo e esforço seguir todos esses procedimentos, garantimos que vale a pena se o objetivo é economizar dinheiro.
Desejamos a todos ótimas compras e estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas!